quinta-feira, 22 de abril de 2010

Vergonha (in)Constitucional

A única palavra que me ocorre é vergonha. Vergonha de fazer parte do corpo estudantil de uma Faculdade onde, em pleno século XXI, há senhores que por detrás do manto do grau académico (leia-se hipocrisia) utilizam aulas onde deviam ensinar para doutrinar.
Recordo que a cadeira em causa é leccionada no 1º ano do curso. São portanto mulheres e homens que alguns nem 18 anos têm e acabaram de entrar num universo ao qual não estão habituados. Se naquela casa o que um professor mais austero diz já é doutrina inequivoca e inquestionavel, para um aluno do primeiro ano é mesmo lei.

Estamos perante uma situação que deve ser levada a sério. Quando fiz o meu primeiro ano houve situações semelhantes. Não está aqui em causa a competência do Senhor Professor, nenhum aluno ou ex-aluno a põe em causa.

O Senhor Professor nunca conseguiu separar o que é leccionar direito constitucional e o que é doutrinar sobre as suas convicções politicas, religiosas ou sociais. Nas aulas de direito, doutrina os seus alunos com as suas convicções.

E isso é inaceitável numa Faculdade de Direito de um Estado de Direito democrático onde se deve respeitar a pluralidade e a diversidade de opinião.


4 comentários:

Anónimo disse...

É de facto muito difícil compreender que seja admitido que um exame tenha exposta tão franca posição professada pelo Professor Paulo Otero. No entanto, em defesa do mesmo, não devemos menosprezar a sua natural capacidade de leccionar boas e proveitosas aulas. Aquilo que se aconselha aos alunos de primeiro ano (sendo certo que tantos ou mais de outros anos assistam, ou se não o fazem deveriam fazer, às aulas do Professor) é que desenvolvam a sua capacidade crítica e política, e utilizando os mesmos instrumentos que o notável Professor, num debate jurídico constitucional válido.

Pedro Pavia Saraiva disse...

Nunca concordei com muitas das posições do Professor.

No entanto sempre deixei claro que o considero um professor muito acima da média. Fala e escreve bem, de forma clara.

O grande problema é que o referido quase nunca se fica pelo que de facto sabe fazer: ensinar direito!

Anónimo disse...

senhor pedro lembrei me de ti ao ver uma musica do grande banfica http://www.youtube.com/watch?v=L7fA_18no1s&feature=related
puxei pela memoria pa re descobrir o blog porque o do daniel agora esta fechado e ja nao da pa seguir de um para outro.
Deixo te aqui uma coisa pa leres se quiseres, so encontrei em ingles, a traducao so encontrei em livro, pode ser que um dia passe para a net.
http://dwardmac.pitzer.edu/Anarchist_Archives/kropotkin/lawauthority.html

cumps
Ricardo do 1º ano da fdl

Anónimo disse...

Esqueceste-te de acrescentar ao teu perfil os seguintes adjectivos
pato bravo a benfiquista
Fraco a estudante
Trouxa a socialista

No resto tudo constitucional