sábado, 22 de agosto de 2009

Contradição Histórica

Faz algum tempo que penso em escrever sobre este tema. Falo da possível, mais que provável, chamada de Liedson á Selecção Nacional. Sempre fui contra esta vaga de nacionalizações. Não faz, a meu ver, qualquer sentido que um jogador nascido num país jogue pela selecção de outro.

Fui contra Deco, fui contra Pepe (embora seja o caso mais delicado: chegou a Portugal com 17 anos, sente o hino e já fez declarações que me levam a acreditar que sente mesmo Portugal como o seu país)e sou obviamente contra Liedson.


O brasileiro é um jogador de inegável qualidade. Mas é brasileiro. O 31 do Sporting tem 31 anos e é brasileiro. Este tipo de situações são muitíssimo delicadas e não podem ser tratadas nem vistas como uma solução para que Portugal esteja no Mundial. Pergunto-me: esta questão punha-se se Portugal tivesse ganho à Albânia e à Dinamarca? Provavelmente não. É Liedson que vai fazer com que Portugal esteja na África do Sul? Provavelmente não.


Foi definitavemente aberto um precedente com Deco. Agora, pelo menos enquanto estiverem os mesmo a dar a cara pela Federação Portuguesa de Futebol, todos os que estiverem na mesma situação de Deco têem toda a legitimidade para vestirem a camisola das quinas. Pergunto-me se a FIFA e a UEFA não deveriam ter um papel mais apertado na fiscalização deste tipo de situações. Pergunto-me se é este o modelo que a FPF pretende para o futebol português.


Meus amigos, eu vibrava e sofria muito mais com um equipa de Antonios que dava tudo para ganhar contra a Irlanda e nos deixava de calculadora na mão do que com esta de Decos e Liedsons que afinal nos deixa na mesma de calculadora na mão...qual a vantagem?!




(também em Pluribus Unum)

1 comentário:

José disse...

olha q o precedente não foi aberto com o deco. isso é um erro. quantos anos tivemos jogadores africanos a jogar na selecção que não eram portugueses? Jogadores naturalizados portugueses já foram muitos os que vestiram a camisola das quinas. E se podem votar porque é que não podem jogar pela selecção do país onde votam? Porque é que num mundo global as pessoas não hão de poder escolher a camisola nacional que envergam?