quinta-feira, 23 de abril de 2009

12 anos de cultura obrigatória

Mais uma excelente medida do Governo de José Sócrates. Ao contrario do sr. Salazar não penso que "um polvo culto é um povo ingovernável" penso, isso sim, que quanto mais culto for um povo melhores serão os seus governantes e mais desenvolvida será o País.

Não interessa ter o ensino obrigatório se a exigência se mantiver. É bom que com o aumento da escolaridade obrigatória suba também a exigência do mesmo ensino. Se isso vai acontecer ou não vamos esperar para ver...

2 comentários:

João disse...

"mais uma excelente medida do governo socrates"?

A educação obrigatória é um dever constitucional do Estado desde o 25 de Abril. A educação secundária completa gratuita e de qualidade é um direito de nascença de qualquer cidadão português.

Mas alguns números a saber: Portugal é o 2ª país da UE alargada com maior taxa de abandono escolar. Em 2007 apenas 53% (!!!) dos jovens portugueses com 20 a 24 anos tinham ensino secundário completo! Muito interessante é dizer que numa análise dos últimos 10 anos este número praticamente se manteve inalterado. Pensando na evolução europeia claro que se trata de mais uma regressão muito importante para o nosso país.

Fundamental é saber de quem é a culpa? De quem é a culpa!?

Se não sabes a resposta antes pensa porque é que os jovens abandonam a escola? Será por falta de prespectivas? Por falta de incentivo familiar? Porque tem de ir trabalhar para se puderem colar à classe média? SERÁ PORQUE TEMOS UM PAIS SOCIALMENTE SUBDESENVOLVIDO!? PORQUE TEMOS REGIÕES ONDE A TAXA DE POBREZA É DE 25%, DAS MAIS ALTAS DA EUROPA!? SERÁ QUE É PORQUE O PS E O PSD, OS NOSSOS ÚLTIMOS GOVERNOS SÃO BRUTALMENTE INCOMPETENTES A CUMPRIR AQUILO QUE SÃO AS SUAS VERDADEIRAS TAREFAS!?

Portanto não é uma excelente medida do Socrates! É um penso rápido que um partido com problemas de consciência põe nas feridas mais brutais deste país. Uma declaração de intenções. Se daqui a um ano, o próximo governo minoritário do PS conseguir apresentar uma estatística que nos mostre que a taxa de abandono escolar desceu 4 ou 5% então sim, publica este artigo... até lá, sai para a rua e vê a vida que o povo leva...

Já agora, se responderes aos comentários a discussão pode ter interesse

Pedro Pavia Saraiva disse...

Caro João, começo pelo final. Dou-te desde já toda a razão e peço desculpa por não ter respondido aos teus outros comentários mas o tempo é escasso...

Tens toda a razão quando dizes que é um direito dos cidadãos o ensino gratuíto e de qualidade. Como tal é obrigação do Estado proporciona-lo.

Esta é uma boa medida porque 12 anos de escolaridade obrigatoria são melhores que 9. Esta é uma boa medida porque é uma demonstração de interesse para com a educação. Esta é uma boa medida porque mais cultura tras mais conhecimento e isso traduz-se em maior desenvolvimento.

Apelidar esta medida pe "penso rápido de um partido com peso na consciência" parece-me má fé. Mas isso a mim pouco me importa, isso é adjectivação, é pura cosmética. A mim o que me importa é que o superior interesse dos portugueses, no caso os estudantes, sejam protegidos. Pouco me importa se é sob um fundo laranja, rosa ou de qualquer outra cor...

Cumprimentos João, obrigado pela leitura e pela crítica.