segunda-feira, 22 de junho de 2009

Esquerda Unida?

Começo por fazer uma declaração de interesses: sou um enorme fã de Manuel Alegre. Parece que finalmente o Bloco tomou uma decisão em nome do interesse dos portugueses e do país. É óbvio que não há almoços grátis e possivelmente isto não passa de uma " jogada de bastidores" no já normal jogo do pendura e do oportunismo do Bloco.


Alegre parece-me ser um nome consensual na esquerda, provavelmente o único. A sua, e ao que parece boa, relação com o BE parece-me razão mais que suficiente para Louçã apoiar a sua candidatura. Depois de todo o jogo feito pelo BE, usar Alegre com forma de minar o PS e dividi-lo, era um tiro no pé não o apoiar caso este avance.


Da parte do PS não me parece sequer perfilar-se outro possível nome. E mesmo que haja nenhum será certamente melhor que Alegre. Ser o candidato socialista a umas eleições presidenciais será uma maneira de o manter no partido, a ele e a todos os que o apoiam. E manter Alegre é fundamental para o partido não perder a sua identidade, a sua ideologia e os seus militantes e simpatizantes.


Parece-me de todo cedo para o assunto presidenciais começar a ser falado. A união há esquerda (sei que é quase uma utopia...) é para mim sempre uma boa solução. A direita unida ganha sempre a uma esquerda dividida, nunca a uma esquerda unida. Pena é que essa união muito raramente se verifique...e depois temos Cavaco...


No entanto friso que Alegre foi nas ultimas eleições, será hoje e será sempre o meu candidato.


Sem comentários: