domingo, 7 de junho de 2009

A noite Europeia

Depois de tudo visto, falado e comentado ficam os resultados. Regista-se uma derrota do PS, nas eleições legislativas. Há que dizê-lo, mas há também que lembrar que a derrota é simplesmente nas eleições para o parlamento europeu.

Não se pode fazer uma leitura legislativa da situação. O PSD vai ter Ferreira Leite e não Rangel, o PS vai ter Sócrates e não Vital. Isto combinado com a responsabilidade que os portugueses sentem nas legislativas, que não sentem nas europeias, vai levar a uma mudança do panorama eleitoral.

Quem sai derrotado é o PS, quem sai vitorioso são os partidos á sua esquerda principalmente o Bloco. Ganharam muito com o voto de protesto, e vão perder nas legislativas.

Rangel pode ficar contente porque é o vencedor da noite. Estrapular os resultados para eleições legislativas parece-me demasiado. Fazer da vitoria por um deputado uma vitoria histórica (contra Vital Moreira, o caso Freeport e quatro anos de mandato do PS), parece-me mais que um exagero intelectualmente desonesto.

Uma ultima palavra para a SIC. Segui a evolução da noite eleitoral pelo canal e pelo seu sitio e estão de parabéns pela inovação, isenção e profissionalismo demonstrado.

Os resultados foram afinal os seguintes:
PSD - 31,68%, 8 deputados
PS - 26,58%, 7 deputados
BE - 10,74%, 3 deputados
CDU - 10,66%, 2 deputados
CDS - 8,37%, 2 deputados

Numa altura em que a Europa tem a importância que tem, e vai ter o Parlamento Europeu ainda mais, é uma irresponsabilidade o que se passou hoje. Se querem punir o governo façam-no com o voto em branco ou nas eleições legislativas. Portugal dá hoje 5 deputados á família comunista no PE. Muitos, provavelmente a maioria, dos que votaram blocos não se vão rever nas escolhas deste no Parlamento.

Mas enfim foi a noite do voto de protesto...

Sem comentários: