quinta-feira, 4 de junho de 2009

Igualdade

Poque está na altura de aplicar o que se diz, de cumprir o que está positivado.

Assine-se aqui uma petição de um movimento pela igualdade no acesso ao casamento civil entre pessoas do mesmo sexo .

2 comentários:

José disse...

caríssimo amigo:
andámos o ano inteiro a falar do que é discriminação/igualdade.
quantas vezes se repetiu que igualdade = tratar igual o que é igual e tratar diferente o que é diferente. Uma união homossexual é diferente de uma união heterossexual (e é estar de olhos fechados dizer o contrário). Logo a igualdade EXIGE que não se trate de forma igual a união homossexual da heterossexual. Não se discute se o tratamento (ou não tratamento) dado às relações homossexuais pela lei civil é o mais adequado mas essa petição é ela mesma uma violação da igualdade.

Pedro Pavia Saraiva disse...

Caro amigo Zé:

Dou-te toda a razão, pelo menos numa coisa: a igualdade é de facto tratar igual como igual, é tratar uma pessoa da mesma forma que uma outra pessoa.

Uma pessoa é uma pessoa. Aqui ou na China é uma pessoa. Ser fumador, ser benfiquista, ser arquitecto ou ser gago são coisas acessorias. Uma pessoa é, repito, uma pessoa.

É por essa igualdade, entre pessoas iguais, que luto. A opção sexual não define ninguem enquanto pessoa, é sim a opção que é tomada.

A petição não é violação de igualdade. A petição demonstra, isso sim, a luta de muitos que defendem a igualdade de semelhantes!