quarta-feira, 29 de julho de 2009

Efeitos secundários

Das coisas mais hilariantes que tenho visto ultimamente!

terça-feira, 28 de julho de 2009

Não há fome que não dê em fartura

Segundo A Bola Keirrison está a um passo do Benfica. Segundo julgo saber o dito jogador é avançado. Pelo que sei no agora abençoado 4x4x2 em quadrilátero equilátero, ou seja, em polígono formado por quatro lados de igual comprimentode do nosso Deus Jesus jogam dois avançados.

Segundo o próprio sitio do Benfica são já oito, sim oito, os avançados do plantel: Óscar Cardozo, Mantorras (não sei bem se este conta...), Urreta, Fábio Coentrão, Weldon, Nuno Gomes, Saviola e Nélson Oliveira. Arrisco-me a diz que Di Maria pode também fazer a posição. Tudo somado são 9 jogadores para duas posições, isto é razoável?!
Há ainda Freddy Adu, Marcel e Makukula. Segundo sei são ainda avançados, e são também ainda jogadores do Benfica. Mais três, dá 12.

Pergunto-me se o Benfica realmente precisa de mais um avançado nas suas fileiras. Se assim for farão parte dos quadros do clube 13, sim 13, avançados! Não sou superstisioso, mas este numero não augura nada de bom a esta gestão futebolistica...

segunda-feira, 20 de julho de 2009

O Sr. do Bigode

Isto começa a ficar demasiado podre. Os comentários à noticia já começam a mostram algum descontentamento da sociedade perante esta situação. Acredito que este não seja o melhor dos sistemas, ainda assim não tenho a menor dúvida que os professores não devem ser excepção. E como em todas as outras profissões devem ser avaliados pelo seu desempenho...


Continuo à espera que este senhor representante de uma classe proponha um sistema alternativo. Já faz parte do panorama televisivo/politico/informativo faz demasiado tempo e ainda não ouvi da sua boca nada para alem do já habitual bota abaixo...


Pérolas da Blogosfera II


Zeca Portuga

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Democracia tipo Ucal

Na sequência deste post do Frederico Sapage comecei uma discussão com O Divagador sobre a democracia. Este post servirá para tentar explicar o que é a democracia, a eternidade e os limites da dita.

A democracia não é, nem deve ser, eterna. Tal como a mostarda, a manteiga ou o leite com chocolate também a democracia tem forçosamente um prazo de validade. A diferença está na altura em que se fixa o mesmo. Se há saída da fabrica é fixada a data limite de consumo de uma garrafa de azeite, o prazo de validade da democracia não é fixada à priori. Não há democracias a prazo. No entanto a maioria deve ser soberana, para o bem e para o mal.

Há valores imutáveis? Princípios inquestionaveis? Ideologias eternas?

Não, não e não! Ser democrata não é viver ao sabor da maioria. Mas ser democrata é aceitar e perceber os sinais dessa mesma maioria. Os nossos princípios podem parecer hoje os ideias, os que devem estar acima da lei. Mas se o povo decidir que não são? Se 90% da população de um país decide que quer um regime autoritário em vez da democracia o que devemos fazer? Estamos perante uma bifurcação perigosa: ou mantemos a superioridade intelectual, o povo nada sabe e nós os 10% é que estamos certos, é que somos donos da eterna razão; Ou aceitamos a decisão da maioria, não concordamos com a mesma, achamos que é a pior coisa que poderia acontecer. Ainda assim é o resultado da democracia.

Não tenho dúvidas em aceitar a segunda solução.

Se chegarmos a esta hipótese é sinal que maltratamos o regime. Deixamo-nos dormir na sombra de uma democracia (dita representativa) que foi morrendo, que (ironicamente) se foi afastando das pessoas e dos seus problemas.

E ai só nos resta, como bons amantes da democracia, aceitar a decisão da maioria. E depois lutar. Lutar pela democracia quando a perdemos. Porque nunca pensamos que ela tinha um prazo, mas tem...e está a contar...

terça-feira, 14 de julho de 2009

Hermínio da Palma Inácio


João Soares


Hermínio da Palma Inácio
1922-2009

Pérolas da Blogosfera I


Pedro Santana Lopes

Até onde estica a corda?

Como sempre disse, gosto e defendo a união á esquerda. Como tal a possibilidade de conjugação de esforços entre Helena Roseta e António Costa é em principio uma excelente noticia. No entanto esta parceria não me parece que venha a ver a luz do dia...

Estamos na fase de negociações. E negociar lugares em politica não é fácil. É um "pormaior" que assume uma relevância enorme. Foi por isto que falhou um entendimento com o PC e com o Bloco (apesar da desculpa Sá Fernandes).

E Roseta quer o quê? A meu ver quer mais do que o que "merece". Quer dois lugares elegíveis na lista de Costa. Na ultima chamada às urnas foram eleitas para o executivo pelo Movimento Cidadãos por Lisboa duas vereadoras: Helena Roseta e Maria Judice.

Parece-me que a força que o movimento tinha então não é a mesma que tem hoje. Ainda para mais nesta eleição a dicotomia Santana/Costa vai cavar as assimetrias entre as candidaturas mais fortes e as outras. A sensação de voto útil ganhará força, e Roseta perde essa força...

No entanto está a fazer o seu papel, a ver até onde estica a corda...

sexta-feira, 10 de julho de 2009

1 Orey

Um Banco ao alcance de qualquer bolsa, é o que parece à primeira vista. No entanto estamos perante um presente envenenado. O Gupo Orey compra a totalidade do Banco Privado Português. Adquire todo o património mas fica também responsável por todas as dividas do BPP aos seus credores.

Mais importante que tudo é salvaguardar os depósitos que existiam no Banco. Os compradores do Banco parecem ter encontrado uma solução viável, já é um bom primeiro passo. Agora vamos ver se os reconhecido méritos em gestão do Grupo são suficientes para fazer o Banco, qual Pedro Santana Lopes, renascer das cinzas.

Eu pessoalmente tenho as minhas dúvidas...

Saramago por Lisboa




As palavras são do único Nobel da literatura portuguesa sobre António Costa. Parece que Saramago está a começar a reconciliar-se com Portugal, o que a meu ver é uma óptima noticia. Sou fã de Saramago e sou fã do meu país.


A noticia do apoio de Saramago a Costa é também muito positiva. Só a união da esquerda pode lutar contra Santana, só a esquerda unida pode manter Lisboa no bom caminho dos últimos anos. Espero que com Saramago venham mais figuras inequivocamente de esquerda, para dar força a António Costa, para dar força a Lisboa!

quinta-feira, 9 de julho de 2009

É para rasgar ou não?!

Afinal as politicas sociais são para rasgar ou não? Estou indeciso...será que a Doutora Manuela Ferreira Leite está com problemas de memoria ou é simplesmente mentirosa?


Não há que ter medo das palavras, se a Doutora agora diz que não disse (o que está gravado que disse) ou tem falhas de memoria ou está a faltar á verdade.


Se as falhas de memoria são graves para uma candidata a Primeira Ministra, a mentira é a meu ver pior politica ainda...


quarta-feira, 8 de julho de 2009

Não há ideias, não há noticias...

Quando o PSD não diz nada (excepção ao bota abaixo constante que já conhecemos), não podem passar sobre o mesmo noticias...

José Alberto Carvalho
dá uma excelente resposta ao PSD, Glosas Várias faz um comentário muito bom.

Pessoalmente subscrevo ambos!

Programa em prosa

aqui me assumi como um grande fã de Manuel Alegre.

Quando ouvi a proposta de João Cravinho pareceu-me uma óptima (mas utópica...) solução. Alegre e Vitorino, já mandatado de realizar o programa eleitoral, têm muito que os separa.
Ainda vivi nesta ilusão (Alegre participar de forma activa no programa de governo) umas horas.

Rapidamente acordei para a realidade, vamos ter um programa em prosa.

O lirismo vai-se manter, para já, trancado na prateleira dos sonhos (cor-de-rosa...)...

Quando a estiva desce a Lisboa...

Admito que sou por natureza contra greves e manifestações. Acho que há outras formas mais saudáveis, enriquecedoras e viáveis de defender os direitos postos em causa. Se por vezes me sinto "um pequeno ditador" de pensar desta forma, aqui percebi o porquê deste meu pensamento.


Há formas e formas de mostrar o descontentamento. Mais um protesto anti-Sócrates, ninguém agrada a gregos e troianos. Mas, goste-se ou não pelo menos de Sócrates sabemos alguma coisa. O que quer e para onde vai. Daquele que se diz o maior partido da oposição continuamos a nada saber...

terça-feira, 7 de julho de 2009

Á maneira dele

O que se passou hoje foi qualquer coisa inqualificavel, algo que honestamente nunca pensei ver. Pessoas durante mais de 10h ao sol, com mais de 40º para ver uma pessoa durante 10mts. E essa pessoa é um jogador de futebol, português!


E o que dizer da banda sonora, escolhida por Ronaldo, que acompanha o seu vídeo? Pois é, Xutos e Pontapés! Este triângulo: Cristiano Ronaldo, Eusébio e Xutos levou 80 mil espanhóis a largos minutos de aplausos.


Hoje C.Ronaldo foi, mutatis mutandis, a padeira de Aljubarrota do Séc.XXI. É tão bom ver tantos milhares de espanhóis rendidos aos encantos de um português...




domingo, 5 de julho de 2009

Avançar Portugal


Já tinha neste espaço falado sobre Outdoors. Volto a falar do mesmo porque é um assunto do qual gosto especialmente, o marketing nomeadamente o político. E escrevo agora sobre o novo do Partido Socialista. Depois de algumas criticas aos cartazes do dito Partido para as eleições europeias, aparece este nas ruas.


O secretario-geral do PS rodeado por portugueses comuns, com as cores da bandeira em fundo. Pessoalmente parece-me o melhor outdoor dos últimos tempos. Daqui envio os meus parabéns a quem o fez!

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Os dedinhos de Pinho

O que se passou hoje no Parlamento foi algo inacreditável.


Sócrates voltou a dominar o debate Estado da Nação. Deixou Rangel (que voltou a assumir a natural arrogância laranja do seu partido) a gaguejar e a comparar as palmas socialistas com os tempos soviéticos, deixou Portas à procura de um buraco para se esconder quando se falou em lavoura.


E depois apareceu Manuel Pinho, apareceram os seus dedinhos. Sem motivo aparente, sem justificação possível deixou ficar mal Sócrates, deixou ficar mal o Governo, deixou ficar mal o partido e acima de tudo deixou ficar mal o País.


É fantástico como uma actuação tão boa do primeiro-ministro acaba por ficar para segundo plano perante a infantilidade de um (ex)ministro...
...

quarta-feira, 1 de julho de 2009

E Pluribus Unum

Caros amigos. Venho por este meio informar-vos da existência de um novo blog, que não é simplesmente mais um blog. É um espaço de benfiquistas, para benfiquistas. Temos por meta ser um blog de referência na família, na tão grande família, benfiquista!

É por isso que muito me orgulha o convite do André Couto para fazer parte desta gloriosa equipa!

Conto com todos vós, tambem no E PLURIBUS UNUM. Todos pelo Benfica!