quinta-feira, 21 de maio de 2009

O Debate sobre a Europa

Depois de alguns debates organizados na Faculdade de Direito de Lisboa sobre a Europa, tão em voga devido as eleições europeias, foi a vez da Associação Académica da Faculdade de Direito organizar também a sua sessão de esclarecimento europeu.

Primeiro foi a vez da Juventude Socialista organizar o debate. Vital Moreira (cabeça de lista do partido) e João Tiago Silveira (secretario de estado da justiça) fizeram as honras da casa. Foi uma sessão muito dirigida para a parte histórica, para a evolução europeia desde a CECA á União. Com muita politica e farpas para a oposição, o normal em plena campanha eleitoral.

Depois foi a Juventude Social Democrata. Foram Paulo Rangel e Joaquim Biancard quem apresentaram a proposta europeia do PSD. Num cenário muito menos exuberante e com uma assistência muito menor a conferência deu-se. Leia-se mais sobre a mesma aqui.

O terceiro, penso que último, foi claramente o melhor. Os meus parabéns á AAFDL pela organização do mesmo. Tivemos o prazer de receber o Dr.António Vitorino e o Dr.Vasco Graça Moura e moderado, muito bem diga-se, pelo Professor Fausto de Quadros.

Um debate com dois oradores com uma inteligência e um discurso muito acima da média que foi muito para alem dos lugares comuns normalmente usados nestes debates. Duas pessoas que sabem realmente do que falam quando o assunto é Europa. Uma conversa onde não se falou em partidos políticos nem em José Sócrates. Falou-se pura e simplesmente, imagine-se, na Europa!

Sem comentários: